domingo, 27 de fevereiro de 2011

LEVI´S CHAMBRAY BY OPENING CEREMONY

Esta nova colaboração entre estas duas marcas americanas, traduz-se numa mini coleção de oito peças, na qual podemos encontrar o melhor de dois mundos, a qualidade indiscutivel da Levi´s e a mestria do design da Opening Ceremony.

KATHARINE HAMNETT: HERE COMES THE SUN

A pioneira das t-shirts com slogans nos anos 80, Katharine Hamnett, está de volta com uma nova coleção de moda feminina, chamada "Here Comes the Sun '. O seu protesto original em forma de tshirt, inspirou um movimento na moda quando começou a desenhar na década de 80, com seu slogan "Choose Life" adornando o peito de todos, desde os Wham, Queen e Madonna. Os seus desenhos geraram um exército de imitações e ela tem sido chamada a mulher mais copiada na moda. A nova coleção apresenta uma selecção de jeans de luxo, macacões, vestidos e t-shirts inspiradas nas dos anos 80, todos feitos de materiais sustentáveis como o algodão orgânico. A coleção visa promover a moda ética e incentivar as pessoas a fazerem escolhas mais acertadas sobre a forma como compram e vivem.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PREVENTI, GLOBAL NOMADS PROJECT

Global Nomads é o nome do mais recente projecto da marca de calçado espanhola Preventi. Esta colecção tenta ser transversal a tendências, pretende ser uma celebração das melhores tecnicas e dos melhores artesãos no que ao fabrico de calçado diz respeito. Para isso convidaram vários mestres sapateiros para cada um deles desenhar um modelo. O resultado está à vista, sapatos retro e vintage, que parece que já viveram muitos anos, mas que vão durar uma vida.

GERARD PIQUÉ PARA A HE BY MANGO

O futebolista espanhol do F.C.Barcelona está a atravessar um grande momento, titular no seu clube, perdido de amores com a cantora colombiana Shakira e agora foi escolhido para ser a cara da nova campanha da HE by Mango para o próximo Inverno.

BACKSTAGE LONDON FASHION WEEK


Trago-vos os bastidores de alguns dos desfiles da semana de moda de Londres, um relato fotográfico que nos dá a conhecer alguma da agitação e frenesim da preparação dos desfiles, e que nos oferece imagens singulares.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GREG LAUREN

Greg Lauren é um artista plástico de Los Angeles que no ano passado apresentou uma série de casacos idênticos a estes mas feitos em papel, estavam tão bem construídos que o convenceram a transformá-los em peças de roupa verdadeiras. Estes exemplares são feitos com malas, tendas e abrigos militares usados, que Greg reciclou-os duma maneira genial. A comprová-lo está o grande sucesso de vendas, já que esgotaram rapidamente na Barneys em Nova Iorque, durante a semana de moda da Big Apple.

PEQUENA EM TAMANHO, ENORME EM ESTILO

É a sobrinha de Alexander Wang e foi protagonista nos bastidores do desfile do tio. Esta criança está adoravél e vai continuar a ser uma criança mesmo que a vistam de preto. Mais um dos preconceitos da maioria dos portugueses, felizmente existem excepções, e posso assegurar que mais vale uma criança vestida desta forma e com uma boa educação, do que crianças vestidas de anjinhos, vidradas em consolas e que acham que os frangos nascem nas prateleiras dos hipermercados.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

THE LEGENDARY TIGERMAN NA VOGUE PARIS

A propósito dos seus recentes concertos em França, Paulo Furtado foi entrevistado pela Vogue Paris. Mais um exemplo dum talento que não recebe os devidos louros no seu país, para ser depois reconhecido ao mais alto nível no estrangeiro.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

MARGIELA E OPENING CEREMONY

MM6 Maison Martin Margiela e Opening Ceremony acabam de anunciar o lançamento duma colecção cápsula para a temporada Outono-Invierno 2011/12. A proposta conjunta consiste em 20 peças chave, o blaser desconstruído, o casaco biker e a saia tubo são os principais protagonistas do menú, para além de accesórios únicos com a assinatura inconfundível da casa francesa. "Sempre me considerei um verdadeiro fã de MM6 Maison Martin Margiela e dos conceitos abstractos que aplica à roupa do dia a dia.", explica Humberto Leon, director creativo da Opening Ceremony. O fruto do trabalho entre a empresa de retalho novaiorquina e a casa francesa chegará às lojas em Setembro de 2011. Vamos esperar que até lá decidam fazer uma colecção dedicada aos clientes masculinos.

HEDI SLIMANE: ANTOLOGIA DE UMA DÉCADA

Hedi Slimane: Antologia de uma Década
O enfant terrible volta com um novo livro e duas exposições em Paris e Bruxelas.
"Eu quero mostrar como a fotografia, moda e música são um todo. Eles estiveram e ainda estão, interligados de alguma forma e dependentes uns dos outros. " diz Slimane. Não contente com a criação da androginia moderna e uma nova forma com base nas estrelas de rock indie, Hedi com as suas fotografias monocromáticas dá-nos uma nova visão. A iniciativa traça o caminho desde os seus primórdios, o estilista na Yves Saint Laurent, para depois permanecer na maison Christian Dior - Dior Homme criando lá, algo completamente novo com o qual ele conseguiu transformar o visual masculino para sempre, até à sua mais recente exposição da sua carreira na fotografia com os diários rock e múltiplas viagens pela mão de revistas internacionais em busca de uma nova cultura rock. O lançamento do livro é complementado por duas exposições simultâneas em Paris e Bruxelas, onde expôs o seu trabalho juntamente com uma mistura de artistas independentes, fotógrafos de moda e directores de cinema como John Baldessari, Dennis Hopper, Ruscha Ed, Gus Van Sant e o jovem Aaron. Uma mistura de artistas que inclui fotografia documental sobre a realidade americana, esculturas que transformou em ícones e instalações minimalistas. Eles todos compartilham um fascínio pelo novo American Gothic, rebeldia adolescente e pelo preto. A retrospectiva de Hedi Slimane, coincide com o décimo aniversário do álbum de estreia dos The Strokes, "Is This It" dos quais Slimane é fã.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DOMENICO "MIMMO" PIROZZI, ALFAIATE LENDÁRIO

Quando ouvimos que se tratam de fatos feitos à medida, pensamos em elegância até o último detalhe. Uma arte antiga, que parece ter o seu expoente máximo em Nápoles, onde podemos encontrar todas as regras do estilo masculino que são universalmente reconhecidas. É lá que encontramos, Domenico "Mimmo" Pirozzi, mestre indiscutível deste estilo e guardião de um ofício antigo e dificil. Nasceu em Casalnuovo, uma cidade perto de Nápoles, onde todos eram alfaiates e sapateiros. Aos oito, nove anos já se interessava por costura, e aos 17 mudou-se para a cidade, atrás dum mestre, e aí conheceu o trabalho de Gallo, Attolini, Blasi e acima de tudo, uma tradição para passar aos mais novos. A sua escola é uma adaptação do grande clássico, realmente e verdadeiramente feitos sob medida. A arte adquirida com os seus professores permitem-lhe fazer fatos de excelência que cumpram todas as exigências dos seus clientes, que procuram no seu trabalho mais do que um fato, mas também uma afirmação de estilo personalizado. Muitas casas de moda têm apenas um tipo de configuração em vigor e os regimes estabelecidos, muitas vezes dirigidos para economizar tempo. Corte, processamento, estilo, tradição, e muitas horas de trabalho cuidadoso, estes são os ingredientes dum fato Pirozzi. O estilo napolitano é feito de volumes internos e externos. O casaco tenta esculpir a silhueta com o uso de pregas e de alguns processos secretos, mas na prática, é fácil de usar, confortável, em suma, agradáveis para vestir um dia inteiro ou mesmo uma vida inteira. Pirozzi é um alfaiate, que continua a tradição do estilo napolitano, simples e elegante a qualquer momento. É claro que também tem o sabor internacional que satisfaz as necessidades pessoais, que podem diferir de país para país, sem alterar um estilo clássico de estética inconfundível.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FRED LOVES FASHION

Oito estilistas foram convidados a fazer uma exposição na galeria Fred, uma das melhores na zona East de Londres. Esta iniciativa decorre em paralelo com a semana de moda londrina, de 16 a 27 de Fevereiro. Esperam-nos mostras de roupas, obras de arte, imagens, desenhos, referências visuais e acessórios, todos ligados por um espírito dinâmico e criativo, o pensamento livre e alternativo, e um grande sentido de estilo.
Os oito artistas presentes
A Child of the Jago
Bernstock Speirs
Boudicca
Andrea Cammarosano
Sian Hoffman
Kenny Campbell with Nelson Santos
Factoria Rent Me
Omar Kashoura

Nas fotos podemos ver respectivamente o trabalho de

Factoria Rent Me, que foi fundada em Barcelona em 2008 e a sua filosofia é juntar moda com arte, acreditando na ideia de que a moda tem a capacidade de criar sensações assim como a arte faz. Para esta exposição traz-nos a sua colecção assumidamente gótica, acompanhada dum video que ajuda a reforçar o conceito.

Boudicca é uma marca de moda inovadora que se esforça para ver um futuro
onde roupas são usadas para expressar os sentimentos e as emoções de quem as usa. Para esta exposição, onde apresentarão dois trabalhos 'sketch' uma escultura de uma peça de vestuário, criada a partir de objectos encontrados e cordas de piano, e uma única imagem, explorando o corpo, as roupas e a luz.

Os designers, Paulo Bernstock e Thelma & Speirs, criaram a marca de chapéus, Bernstock Speirs, em 1982. Eles ousadamente misturam a arte tradicional de fazer chapéus, com o contemporâneo. Para esta exposição vão apresentar 100 dos seus bonés, feitos em colaboração com Peter Jensen.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VILLA STUCK BY TELA BAGS

A marca portuguesa de eco-design acaba lançar mais uma colecção especial em parceria com um museu internacional – desta vez o Museu Villa Stuck, de Munique, Alemanha. Os novos modelos reflectem a vivacidade de cores e originalidade de padrões das obras expostas nas colecções permanentes e temporárias do Museu, fundado em honra do pintor, escultor e arquitecto alemão Franz von Stuck. As parcerias estabelecidas pela Tela Bags com entidades culturais são frequentes e incluem, entre outras, as colecções especiais produzidas em conjunto com o Museu Casa das Histórias de Paula Rêgo, o Museu Colecção Berardo, a Fundação Gulbenkian, a National Portrait Gallery (Londres), o Museo Picasso (Málaga), o Museu de Bellas Artes de Bilbao (País Basco - Espanha) ou o MoMA (Nova Iorque e Tóquio). Um bom exemplo para as nossas exportações.